Uma igreja localizada no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo, afirma ser a primeira do mundo dedicada a São Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “santo millennial” e canonizado neste domingo (7/9) pelo papa Leão XIV, no Vaticano.
Com a canonização, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis passou a se chamar Paróquia Universitária São Carlo Acutis. A celebração, que reuniu cerca de 200 fiéis, começou por volta das 5h (horário de Brasília) e foi presidida por Dom José Negri, bispo da Diocese de Santo Amaro, que oficializou a mudança de nome.
A paróquia está localizada dentro do campus do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, inaugurado em 2023 e frequentado majoritariamente por jovens. O templo guarda em seu acervo um fragmento do corpo de Carlo Acutis, doado por sua mãe. Apesar de pequeno, o espaço celebra missas diárias pela manhã e organiza grupos de oração e noites de louvor.
No interior da igreja, há um grande quadro com a imagem de Carlo Acutis, que morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Ele utilizava a internet para evangelizar e catalogou milagres eucarísticos em um site criado por ele, o que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
Nascido em Londres em 3 de maio de 1991, Carlo cresceu na Itália e uniu sua paixão pela tecnologia à fé católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
📸 Reprodução Metropoles

