Neste domingo (3), o Papa Leão XIV presidiu uma missa em Roma diante de um público estimado em um milhão de jovens, reunidos para celebrar o encerramento do Jubileu da Juventude. A celebração marcou o maior evento desde o início de seu pontificado, há quase três meses.
Sob aclamações de “viva il papa”, jovens de mais de 146 países, vestidos com camisetas coloridas e empunhando bandeiras de suas nações, lotaram o campo de Tor Vergata, nos arredores de Roma. Foi ali que o pontífice conduziu a missa que concluiu uma intensa semana de atividades voltadas à juventude católica.
“Queridos jovens… levem adiante seu entusiasmo e o testemunho de fé a todos que encontrarem”, declarou o papa em sua homilia.
Ao final da celebração, Leão XIV dirigiu palavras aos jovens que enfrentam “os piores sofrimentos provocados por outros seres humanos”, mencionando diretamente a guerra na Faixa de Gaza, a situação na Ucrânia e “todas as regiões manchadas pela guerra”.
As atividades deste fim de semana encerram o Jubileu da Igreja Católica, que, de acordo com o Vaticano, já atraiu cerca de 17 milhões de peregrinos a Roma desde o seu início, no final de 2024.

