Neste 4 de agosto, a Igreja celebra com alegria os 35 anos de ordenação presbiteral de Dom Nelson Francelino, atual bispo da Diocese de Valença. Sua trajetória é marcada por uma vida de dedicação ao Evangelho, à educação e à juventude, deixando marcas profundas por onde passa.
Natural do Rio de Janeiro, Dom Nelson iniciou sua caminhada vocacional no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro, onde estudou de 1983 a 1985. Cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica “João Paulo II” e Teologia no Instituto de Teologia entre 1986 e 1994. Seu desejo de aprofundar o serviço pastoral o levou à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde obteve licenciatura e doutorado em Teologia Pastoral.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 4 de agosto de 1990, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Desde então, desempenhou diversas funções pastorais, como pároco da Paróquia São Luiz Rei de França (Costa Barros), vigário na Paróquia Sagrada Família e pároco da Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca. Em 2008, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras, onde permaneceu até sua nomeação episcopal.
Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado bispo-titular de Alava e auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Bento XVI, sendo ordenado bispo em 5 de fevereiro de 2011, ao lado de Dom Paulo César Costa e Dom Pedro Cunha Cruz, na Catedral Metropolitana do Rio. A celebração foi presidida por Dom Orani João Tempesta, com a participação de Dom Frei Elias Manning e Dom Rafael Llano Cifuentes.
Como bispo auxiliar, Dom Nelson desempenhou funções importantes como vigário-geral, animador do Vicariato Oeste, da Pastoral Presbiteral, dos Ministérios, Ensino Religioso, Educação, Escolas Católicas, Irmandades e Confrarias, além de atuar como professor no Seminário São José e na Faculdade São Bento.
Em 12 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Valença, onde segue conduzindo o povo de Deus com zelo pastoral. Em 2015, passou a integrar a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, sendo eleito seu presidente em 2019, com papel de destaque no acompanhamento das Pastorais da Juventude no Brasil.
Hoje, ao celebrar seus 35 anos de ordenação, Dom Nelson Francelino é exemplo de fidelidade, amor à Igreja e serviço incansável à missão. Que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério!

